Agricultores e empresas do agronegócio, a legislação brasileira oferece uma oportunidade significativa de reduzir a carga tributária e aumentar a lucratividade do setor com o ressarcimento de impostos pagos por insumos.
Através do planejamento tributário estratégico, é possível identificar quais impostos pagos na aquisição de insumos, como fertilizantes, sementes, inseticidas, máquinas e equipamentos, que podem ser ressarcidos ou compensados.
Mesmo que o produto final tenha alíquota zero de PIS/COFINS, o ressarcimento ainda é possível, continue lendo em: https://kummelgestaorural.com.br/ressarcimento-de-impostos-pagos-por-insumos/
Isso significa que você pode recuperar valores pagos em impostos como:
ICMS: para empresas que adquirem insumos e máquinas para produção agropecuária;
PIS/COFINS: para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento, preservação ambiental, ou que adquiriram máquinas, equipamentos, e tiveram despesas com frete, energia elétrica, armazenagem e embalagens.
O ressarcimento pode ser feito de duas maneiras: em dinheiro, o valor é creditado na conta da empresa, ou através da compensação, utilizando o valor para pagar outros tributos.
Para aproveitar essa oportunidade, é fundamental contar com o apoio de um advogado especialista em agronegócio e planejamento tributário.
Um profissional experiente poderá analisar a sua situação fiscal específica; identificar os impostos que podem ser ressarcidos; orientar sobre os procedimentos adequados para solicitar o ressarcimento e atuar junto à Receita Federal para garantir o seu direito.
Não perca tempo nem dinheiro! Consulte um advogado especialista hoje mesmo e comece a recuperar os impostos que você já pagou!
Eduardo Kümmel
Advogado – Diretor da Kümmel & Kümmel Advogados Associados
eduardo.kummel@kummeladvogados.com.br